sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ahhhhh o Outono/Inverno de Salvador!!!!!!


Depois um bom tempo a chuva resolveu dar o ar da graça na cidade do São Salvador. Estava mesmo precisando, pois o calor já estava prestes a cozinhar os miolos dos soteropolitanos. Melhor ainda para as localidades que realmente estavam sofrendo com a estiagem. A coisa estava feia. 

Mas quando esse tempo mais frio chega à nossa cidade parece que acontece uma revolução nos armários. Todo mundo resolver vestir tudo aquilo que na maior parte do ano não é possível usar nas ruas da capital baiana. Afinal de contas, a verdade é que aqui faz mais calor do que frio. Concordo que nesses períodos é o momento de realmente aproveitar pra se vestir com um pouco mais de elaboração. Não dá pra se encher de coisa num sol de 31° graus. 

Às vezes o soteropolitano exagera em dizer que tá morreeeeeeendo de frio. Porém, verdade seja dita: estamos acostumados com calor, quer dizer com temperaturas mais elevadas. Então dá pra compreender um pouquinho o exagero todo. 

Então vou falar logo dos figurinos. Quando começa a chover já sabemos que todo mundo vai tirar seu casacos (em Salvador tem gente que chama de capote) do fundão do armário. Até aí tudo bem. Mas bem que antes o pessoal deveria fazer alguma coisinha para tirar o cheiro de naftalina, de mofo, de coisa guardada.   

E lá vai a galera toda empacotada. A mulherada aproveita para tirar as botas e aquecer os pezinhos. São aquelas botas compradas no saldão de São João por 19,90 da DiSantinihahahahaha eu realmente não presto. É aquela botinha de camurça que quando molha... aff!!! Vai andando pela rua achando que tá abalando na passarela do São Paulo Fashion Week, quando de repente percebe que não está andando em meio à neve, e sim em meio ao um monte de buraco. Quando menos espera, enfia a botinha toda no buraco. Depois sai batendo os pés no chão, numa quase apresentação de sapateado, achando que vai resolver alguma coisa. 

E os casacos ou capotes. A jaqueta é a mais comum. Sabe aquela jaqueta comprada na época da Canal Jeans que sempre tinha promoção no mês de julho? É ela mesmo quem vai sofrer debaixo de chuva e depois ficar cheirando a cachorro molhado. Lavar? Lavar como se não tem sol pra enxugar? Também não adianta jogar um perfumizinho por cima, só vai piorar a situação. 

Ainda tem os looks de couro. De couro que nada. A Riachuelo e a C&A te enganaram. Aquela jaqueta não tem nada de couro, é sintético puro. E pra piorar quando molha fica horrível. Oxi, o pessoal sai com ela vestida, com aquele zíper fechado até o pescoço e para completar ainda coloca a echarpe comprada na Le Biscuit porque é mais barata. Eu sei que você tá ligado(a) qual é! 

Ainda tem os seres humanos que resolve tirar tudo de uma só vez do armário e vestir tudo ao mesmo tempo. Se vacilar até luvas usam! É capaz de pegar o material de ski e sair descendo ladeira abaixo pelo Pelourinho como se estivesse nos Alpes Suíços . Você não viu o que aconteceu com João Henrique, o ex-prefeito de Salvador? Ele achou que estava patinando no gelo e bateu o carro no poste. Tadinho!! Falando em ladeira, como é complicado morar em uma. Caiu chuva e as Cataratas de Iguaçu estão ao seu alcance. Eu bem sei como é isso, pois moro em uma. Não tem jeito e nunca vai ter. Ou você molha o pé ou então se prepare pra dar um salto duplo twist carpado, mais um salto mortal e mais alguma arte e se estabacar no chão. 

E os guarda-chuvas ou sombrinha? A mulherada que anda com cabelo de verão - que não pode sonhar nem com a umidade do ar - sempre tem uma sombrinha na bolsa.Nem adianta nada. Abriu e.... o vento levou. Ah, mas não te problema, quando as gotas de água já estão pensando em chegar ao solo soteropolitano, pode ter certeza que ao virar na primeira esquina alguém vai estar vendendo tanto sombrinha quanto guarda-chuva. É fato! Parece mágica! Choveu guarda-chuva apareceu. É uma boa pra quem tá pensando em ir no São João para algum bate-volta e não tem grana. Solução: vender guarda-chuva. 

É, mas tem gente que não sente frio não. Ou acha que não sente. Um dia desses estava na rua e a criatura com uma blusinha, parecendo que ia à praia, reclamando do frio. Tenha paciência né gata! Quem não sente frio mesmo são as meninas da orla. Aquelas sente mesmo é o fuego de la pasión. Ou não. Tinha uma com um sobretudo parecendo que ia voar. 
Falando em voar, não tem nada mais poético do que uma pessoa na orla, se segurando e segurando o guarda-chuva. Ou vai um ou vão outro. No final das contas quem vai mesmo é o objeto pelos ares. hahahahah. 

E os motoristas devem se sentir na lua quando chove. As crateras aparecem todas, parece que é a lua, só que gravidade. Gravidade de quebrar o carro e ficar no prejuízo. E as poças de água? Motorista também é sacana. Parece que a diversão dele na chuva e passar com toda força e vontade numa poça de água e molhar o pedestre de cima a baixo. Oh raiva que me dá. Outro dia eu rir. A anta esqueceu de fechar os vidros, passou pela avenida e a água entrou no carro. A besta ficou tão sem reação que ficou ali parada.

E nos pontos de ônibus ou em qualquer luga coberto que a galera decide ficar para esperar a chuva passar? Já viu a cena? Todo mundo encolhidinho, juntinho, um aquecendo o outro. Tem coisa mais fofa, mais poética.

São as sensações do Outono/Inverno na passarela Soteropolitana!

Um comentário: