domingo, 30 de agosto de 2015

Compras on-line

Hoje vou falar um pouco sobre uma coisa que muita gente ainda tem receio de fazer: compras on-line. Eu também tinha muito receio de sair comprando pela Internet. No entanto, percebi que na maioria das vezes o produto que eu procura estava com um preço menor do que nas lojas físicas. E algumas das vezes, mesmo com frete o produto saia mais em conta. Claro que isso não é uma regra e nem sempre vai acontecer.

O primeiro produto que comprei foi um celular. Como os correios que passam pela minha rua muitas vezes deixam correspondências em outras residências, e algumas vezes meus vizinhos não se interessam em procurara saber de quem é a correspondência, eu coloquei no endereço de minha irmã. Por ironia foi parar em outro apartamento, mas minha irmã conseguiu localizar. Isso porque no site estava com a data de entregue.

 A compra do celular foi no site do Extra. Eu acho que é um dos que vendem produtos mais baratos se comparados à outros sites. A entrega sempre acontece dentro do prazo. Comprei outros produtos e me lembro que chegou em menos de uma semana. Um deles chegou em três dias.

Outro site que comprei foi do Walmart. Comprei um notebook. Fiquei meio apreensiva porque minha irmã não havia colocado meu nome completo no endereço de entrega. Dessa vez coloquei meu endereço mesmo e graças a Deus o note chegou perfeitamente em minha residência. Mesmo não estando com meu nome completo foi possível fazer a entrega pois havia o número de meu CPF. E aí é claro não tinham como errar. Confesso que suei frio. O Walmart não tem preços tão bom quanto o extra. Mas tem eficácia na entrega.

Outro dia, fuçando minha página de assinante da Globo.com vi que o site tinha parcerias com empresas que davam descontos (até vou falar em outro post sobre parcerias de empresas para comprar on-line). Uma das empresas é a Netshoes. Fui procurar um casaco para dar de presente. Aí acessei a página que levava para as ofertas da parceria. Não me recordo o valor, mas sei que tive 15% de desconto. Só que dessa vez paguei o frete no valor de R$ 10,00. Mesmo assim valeu a pena já que no fim de tudo economizei uns R$ 30,00.

 A Netshoes, assim como todas as empresas  disponibiliza que o consumidor acompanhe o status da mercadoria. Só que no maior e-commerce do mundo o status sempre como "mercadoria separada para envio", mesmo que a mercadoria já esteja em outra etapa sempre fica assim. Eu fiz a compra na época do Natal o que significa que minha compra poderia chegar até fora do prazo, situação essa que foi informado pelo site no ato da compra. Fiquei com receios porque era um presente e para piorar era uma roupa. Ainda tinha o medo de não ser o tamanho da pessoa. Resultado, chegou antes do prazo final que foi dado e coube perfeitamente na pessoa. Recentemente comprei novamente no site e para acompanhar o status do produto apenas visualizava a mesma coisa que na compra anterior. Isso deixa o consumidor sem confiança, sempre fica a dúvida se vai ou não chegar ao destino.

Tava exausta de procurar uma sapatilha pra mim. Resolvi olhar alguns sites e encontrei a sapatilha que queria na Dafiti. Aproveitei que vi uma sandália e comprei junto. Fiquei meio assim por se tratar de comprar sapato para um pé problemático como o meu. A sapatilha foi da Vizzano e um sandália da Beiro Rio. Na Dafiti você acompanha direitinho o andamento de sua compra e em três dias meus sapatos chegaram. O que ficou de aprendizado com essa compra: não compre marcas que você não tem o costume de usar. Vizzano eu já havia comprados apenas sandálias. Comprei a sapatilha e sofri com meu calcanhar. Já a sandália não tive problemas. Quer quiser arriscar comprar sapatos na Internet é mais válido quando houver uma promoção bacana de algum calçado que você já estava de olho e deseja muito comprar. 

 Além da Netshoes, outra parceira da Globo.com para assinantes é a Centauro. Comprei um produto que já estava na promoção no site e tive mais um desconto da parceria. A única coisa ruim da entrega do meu produto foi que ele chegou no último dia. Mas enfim, dentro do prazo. Não é um site caro a depender do que você procura.

O Boticário Um dia tava arrumando umas coisas minhas e percebi que meu pincéis de maquiagem sumiram. No dia seguinte vendo alguma coisa me deparei com o site da Boticário com uma promoção relâmpago e com frete grátis. Eu pobre e ousada fui lá e comprei. Mais barato e sem frete. Chegou em quatro dias o meu conjunto de pincéis numa caixa enormeeeeeeeeeeeee, com um monte de saco plástico. Minha mãe chorou de rir. E pra completar veio com um cupom de desconto no valor de R$20,00 que eu poderia utilizar na minha próxima compra no site em compras acima de 100,00. 

 Minha última aquisição foi no site da Marisa. Não ia comprar, mas não resistir à uma promoção e comprei, com medo mais comprei. Também se a blusa não ficasse boa eu vendia. A promoção era pra algumas peças com frete no valor de 0,99 centavos. Aí meus olhos brilharam e comprei uma camisa fofa do Mickey. Chegou até que rápido, já que o prazo final era meio longo. O bom disso foi levar uma blusa de R$ 39,99 por R$ 14,99.

Muitas pessoas ainda têm medo de comprar na Internet. A maioria das coisas que compro são sempre nos mesmo sites. Se você fizer uma pesquisa sobre reclamações das empresas, provavelmente vai encontrar o nome de todas. Alguns Internautas acabam sendo presenteados com problemas e você pode não está fora da lista. Na hora na compra é sempre bom observar na barra de endereço um cadeado. Quando clica em cima dele você visualiza informações da página, vê se ele está criptografado e se é seguro. Ao final de cada compra você recebe uma confirmação por e-mail informando ou não a confirmação do pagamento e se realmente a compra foi concluída. Eu sempre dou um print da página por segurança. Vale sim fazer comprar on-line. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário