
"Para reclamações, sugestões ou críticas ligue para o nosso Sac 0800..." Muitos consumidores devem achar que a informação presente na maioria dos produtos é pura balela. E o melhor, que não é não. Se a empresa tem um compromisso com seus clientes ela vai fazer questão de ouvi-lo sempre. Já passei por duas situações em que fui prontamente atendida. Vai se inevitável eu não fazer a propaganda das empresas das quais solicitei uma informação e de uma outra que reclamei de um produto. Entrei em contato com a Nestlé por curiosidade. Através do site perguntei se era possível eu receber um catálogo de receitas. Fiz o cadastro no site com algumas informações e recebi em minha casa o que havia solicitado. Realmente não esperava por isso. Mais surpresa ainda fiquei quando tive problemas com um produto da empresa Unilever. Contactei e expliquei o problema que eu tive com um desodorante. Não me recordo em quanto tempo a empresa me deu um retorno, mas sei que não demorou muito. Um representante foi até a minha casa recolheu o produto para análise. Na ocasião foi deixado outro produto como substituição do qual eu havia feito a reclamação. Como o problema que tive na pele por causa do desodorante já havia sido solucionado, não foi necessário eu ir ao dermatologista que a Unilever me ofereceu. Um tempo depois (também não lembro quanto, mas que não demorou muito) recebi a análise do desodorante em minha casa, por e-mail e através de um telefonema. Não tinha nada de errado com o produto. Segundo a dermatologista que consultei, eu desenvolvi uma rejeição ao produto mesmo sendo que eu sempre utilizei o mesmo.
Nos dois casos eu realmente me "senti gente" como diz o povo. É tão bom quando somos respondidos por um produto de que somos consumidores fiéis. Sempre achamos que o número de atendimento ao consumidor só vai funcionar se entrarmos em contato para elogios. E para minha surpresa volta e meia eu recebo publicações dessas duas empresas que citei aqui.
Não basta a empresa querer vender sue peixe e não saber qual é o nível de satisfação do cliente e quais são as necessidades deles. Gostaria que todas empresas, sejam elas privadas ou órgãos públicos, tivessem esse posicionamento. Esses dias até me surpreendi quando entrei em contato com secretaria de educação da Bahia. Mandei um e-mail e não é que fui respondida? Não acreditei. Mas isso existe! Deixamos muitas coisas passarem diante de nossos olhos e fingimos não ver, pensamos que são coisas sem importância. Mas se existe um código do consumidor que nos dar direito e a liberdade de reclamar quando algo não está bem, porque não fazê-lo? Por essas e por outras é que a sociedade se permite a ser manipulada pelos poderosos. Coloquem a cara a tapa e corram atrás de seus direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário